Claudio Natalino Bagnolli

O Tablet do Google

Capturar

O lançamento do iPad em 27 de janeiro de 2010 mexeu de tal forma com o mercado que grandes fabricantes se mobilizaram para oferecer também suas soluções. Um deles, quem diria era o próprio Google.

O rumor surgiu na época a partir do post de Glen Murphy, um dos engenheiros de interface do Chrome OS, no site oficial do projeto Chromium, direcionado aos desenvolvedores do sistema operacional. No material publicado ele demonstrava de forma bem embrionária como esta interface “rodaria” em um tablet.

Vamos combinar que era ainda um breve rascunho conceitual, centrado principalmente na exibição do Chrome OS, mas serviu para aumentar a expectativa e fundamentar a indústria de boatos que tanto promove e ajuda a criar novos produtos no mundo da tecnologia.

O vídeo abaixo mostra como seriam as telas, as abas, o teclado QWERTY e vários outros detalhes.

O tempo passou, e em Setembro de 2015, durante evento em São Francisco (Califórnia, EUA), o Google deu espaço especial a seu futuro tablet, que prometia deixar alguns concorrentes com inveja.

O Pixel C seguia alguns conceitos de design do Chromebook Pixel, com visual simples e uma tela belíssima. Ele inovava em vários aspectos que iam desde o display de alta resolução até o esquema de conexão do teclado especialmente projetado para quem precisasse trabalhar com ele.

Com o Pixel C, o Google imaginava um tablet que iria além de ser apenas uma janela portátil para a internet.

O Google anunciou o iní­cio das vendas do novo tablet Pixel C em Dezembro de 2015. O dispositivo chegou em 14 países, mas o Brasil não estava na lista de distribuição. O tablet, que rodava o Android Marshmallow, oferecia uma ficha técnica avançada com um processador NVIDIA de 64-bits e vinha com tela de 10,2 polegadas.

Hoje as especificações são um pouco diferentes:

Ele vem com Sistema Operacional Android 7.1.1 Nougat, tela de 10.2″ LTPS LCD de 2560 x 1800 (308 PPI), Câmera traseira de 8MP e frontal de 2MP, Processador NVIDIA Tegra X1 com Maxwell GPU, Memoria de 3 GB LP DDR4 de RAM e 64 GB de armazenamento interno. Wireless 802.11 a/b/g/n/ac, 2×2 (MIMO), dual-band (2.4 GHz, 5.0 GHz) e Bluetooth® 4.1 + HS, Sensores de rotação de tela, Acelerômetro e Sensor de Luz Ambiente.

Quer mais informações sobre este Tablet do Google? Clique aqui.