Claudio Natalino Bagnolli

O futuro está em nossas mãos.

sixthsense08

sixthsense

As pesquisas para esta coluna me levaram a descobrir ideias simplesmente fantásticas. Vejam só o caso do estudante indiano do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) chamado Pravna Mistry: seu projeto em 2010 era criar o próximo padrão de interação com o mundo digital. O que tem de mais genial em suas descobertas é que ele não buscou a inspiração em difíceis fórmulas matemáticas ou em segredos da computação.

sixthsense2Para ele, a melhor maneira de interagirmos com tanto conhecimento acumulado é eliminar a necessidade de aprendermos uma nova interface, ou seja, um conjunto de comandos e cliques. Um de seus projetos mais alardeados foi o SixthSense, que pode ser definido como um computador para se vestir. Ele era baseado no conceito de interface gestual, com o qual você acessa as informações através de simples gestos das mãos, mixando informação digital (Wikipédia, Google Maps, Youtube etc.) com o mundo real. Composto de um projetor, uma câmera e um computador de bolso, o SixthSense foi pensado para libertar o potencial do conhecimento preso em papel, telas e HDs.

sixthsense3Já pensou em ler o jornal e ver projetada a informação do tempo em cada região? Olhar para sua passagem aérea e ver a informação de que o voo vai atrasar antes mesmo de chegar ao aeroporto? E tirar fotos do que está vendo apenas posicionando as mãos no formato de um frame? Coisas de filme de ficção científica que se dependesse de Pravna Mistry estaria disponível para o grande público hoje em dia.

Todo o projeto foi desenvolvido em código aberto (pode ser utilizado sem pagar licença) e livre para desenvolvedores do mundo inteiro terem suas ideias. O vídeo abaixo, captado num dos mais famosos eventos de ciência, tecnologia e design o TED, impressiona. Não só pela tecnologia em si mas pela empolgação da plateia, que por várias vezes aplaudiu de pé o jovem estudante.

O potencial de seu projeto garantiu ao indiano a posição de Diretor de Pesquisas na Samsung.

O Samsung Gear é uma das suas invenções.

No TED Índia, Pranav Mistry fez a demonstração de uma série de instrumentos que ajudariam o mundo físico interagir com o mundo de dados — incluindo um profundo olhar no seu dispositivo SixthSense [Sexto Sentido] com um novo e transformador paradigma do ‘laptop’ de papel. Ao final respondendo às perguntas, Mistry disse que o software por trás do SixthSense [Sexto Sentido] seria código livre, ampliando as possibilidades para todos.