Claudio Natalino Bagnolli

HDMI já está pronto para vídeo em 8K

HDMI-2.1-Specifications

Atualmente, o número de empresas de tecnologia que estão apostando na reprodução de conteúdos 4K está aumentando. Mas, o ritmo de consumidores que tem adquirido televisões com essa tecnologia, ainda é insuficiente. Apesar disso, o caminho para o 8K está chegando!

A excelente notícia para os fãs do cinema em casa é que o consorcio responsável pelo padrão técnico das conexões HDMI já preparou a versão 2.1 do conector para suportar conteúdo neste formato.

Segundo o site da instituição, o HDMI.org, a versão 2.1 tem tudo o que se precisa para transformar em realidade a experiência do filme e do game em 8K dentro de sua sala de estar.

A especificação 2.1 para cabos HDMI permite acelerar os conteúdos com elevadas resoluções. Assim sendo, com o HDMI 2.1 já se pode reproduzir uma resolução de 4K a 210Hz e a 8K a 60Hz. Por sua vez, uma televisão de 8K será capaz de reproduzir conteúdos com 7680×4320 (33 milhões de pixels), enquanto uma televisão 4k tem somente a capacidade de 3840×2160 (8,3 milhões de pixels). Desta forma, os consumidores obtém imagens mais suaves e conseguem captar pormenores, quando há movimento.

Atualmente, as televisões 8K são extremamente caras, as da Samsung e LG custam de 200 mil a 600 mil dólares. E, a mais barata, é a televisão Changhong 8K fabricada pela empresa chinesa que é vendida por 55 mil dólares.

O cabo HDMI 2.1 também suporta uma largura de banda até 48 Gbps. Se você achou exagero demais isso saiba que há quem diga que a qualidade ainda não é suficiente!

E por falar em HDMI, hoje a maioria dos produtos já possuem este tipo de conexão.