Claudio Natalino Bagnolli

Computação em Nuvem simplifica o acesso a informação

NuvemIoT

Olha só como a informática é uma área curiosa. Você já ouviu falar em computação em nuvem? Se não ouviu, fique sabendo que este tipo de tecnologia está mais próximo de você do que você imagina. Hoje, grande parte das contas de e-mails, serviços online de bancos e redes sociais usam computação em nuvem para você ter acesso mais rápido e seguro às suas informações.

Do Hardware ao serviço

Pois a “nuvem” é sobre isso. Velocidade de processamento e acesso ilimitado a informação em qualquer lugar. Você pode substituir o processamento local de suas informações por serviços online. Ou seja, em vez de utilizar processadores cada vez mais poderosos você passa a dividir o poder de processamento com empresas que alugam servidores para você.

Este tipo de solução é também muito útil para empresas. Elas podem moldar o tamanho de seu serviço de acordo com a demanda. Se hoje uma empresa tiver 20 funcionários, contratará uma estrutura junto a um provedor que comporte este volume de troca de informações. Se em dois anos, o número de funcionários pular para 150, sem problemas. É só recontratar mais poder de processamento na  “nuvem”.

Então, fique atento: sempre que estiver no Gmail, subindo fotos no Flickr ou trocando vídeos no Facebook, estará utilizando computação em nuvem. Para não ficar um pingo de dúvida, separei um vídeo mais do que explicativo sobre as vantagens da computação em nuvem: