Claudio Natalino Bagnolli

Campus Party Brasil 2018. O maior encontro de fãs da cultura digital do mundo!

campusparty_logo

A Campus Party Brasil é o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil. Nele são tratados os mais diversos temas relacionados à  Internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. As edições já realizadas no Brasil ocorreram a partir de 2008 até 2017 na cidade de São Paulo, e em Recife a partir de 2012 até 2015.

Na última edição do evento em São Paulo foi anunciado que, ocorrerão edições da Campus Party também em Brasília e Belo Horizonte, além da edição em Recife.

A Campus Party surgiu na Espanha, onde foi realizado o primeiro dos eventos em 1997, posteriormente estendendo-se a outros países como Brasil, Colômbia e México. Hoje é considerado um dos maiores eventos de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital de todo o mundo, tendo reunido milhares de cidadãos de todos os cantos do mundo em um único espaço.

Achei o conceito interessantíssimo: por uma semana, os participantes do evento (chamados de “campuseiros”) mudam-se com seus computadores, mochilas e barracas para o Centro de Exposição e fazem deste espaço sua casa. Gente descolada para todo lado, caminhando e conversando com outros “campuseiros”, professores, cientistas, pesquisadores, artistas, gammers, palestrantes e uma infinidade de perfis e propósitos.

Considerada a maior feira do gênero no mundo, a Campus Party recebe cerca de 8 mil “moradores” e mais um público de mais de 100 mil pessoas durante os sete dias do evento. Esta verdadeira multidão de interessados em cultura digital conta com infraestrutura completa de serviços, alimentação e até um canal de TV interno com 12 faixas de programação.

Gostei bastante da programação! Isso porque, além do encontro presencial de líderes de comunidades online, a Campus Party reserva espaço para interessantes painéis com palestrantes de peso  e empreendedores e movimentadores culturais. Divididos em áreas temáticas como Ciência, Criatividade, Entretenimento digital e Inovação, os participantes podem trocar ideias e colaborar em um clima de “desconferência”.

Rolam palestras sobre alternativas de software livre (que podem ser utilizados sem o pagamento de licença), como transformar blogs em negócios lucrativos e mais robótica, design, música. Um show de entretenimento e tecnologia digital. Ano que vem a festa está novamente garantida.

Preparem-se para a décima primeira edição da Campus Party Brasil com 750 horas de conteúdo com palestras, workshops, freeplay, hackathons, drones, camping e muito mais!

Ela acontecerá em São Paulo, de 30 Jan. 2018 até 4 Fev. 2018. 

Até lá, confira este vídeo institucional sobre a Campus Party.