Cássio Gonçalves Colunistas

Assessoria de Imprensa

Compartilhe no WhatsApp

Forte aliada nos negócios na Era da Informação

Assessoria de imprensa é a especialidade da comunicação que atua na divulgação estratégica de pessoas físicas e jurídicas interessadas em obter uma imagem pública positiva. Deve ser profissionalmente ancorada por um método capaz de integrar as ferramentas tradicionais de comunicação com as novas demandas oriundas da internet. Para tanto, se fazem necessários conhecimentos das áreas de Jornalismo, Marketing Virtual, Retórica e Comunicação Social.

Com as possibilidades de divulgação virtual da internet, multiplicaram o número de canais de comunicação. Qualquer pessoa pode abrir o próprio site. Além disso, os próprios meios de comunicação tradicionais não investem como antes em reportagens próprias, porque muitas “matérias” já chegam prontas por meio de agências e assessorias de imprensa. Essa mudança na forma de produzir e disseminar informações traz grande oportunidade para quem dispõe de ferramentas e técnicas de divulgação. Veja abaixo algumas delas:

Releases são textos informativos enviados como sugestão aos veículos de comunicação que servem tanto como “isca” para se marcar uma entrevista, quanto como conteúdo para publicação direta. Com tantos canais de informações disponíveis, são grandes as chances de um texto bem escrito e em formato jornalístico ser publicado tanto na mídia tradicional quanto nos sites. Podem ser divulgados por releases: eventos, comunicados e projetos pertinentes à comunidade e de interesse do cliente.

Facebook – Quando o assunto divulgação no Facebook, muitos começam animados com a nova ferramenta, mas, com o passar do tempo, o entusiasmo começa a esfriar por um motivo simples: não é tão fácil assim mobilizar pessoas para curtirem páginas e postagens de forma espontânea. Porém, existem técnicas eficientes para aumentar o interesse de usuários por suas postagens no Facebook antes de trabalhar diretamente com a venda. Sabendo gerir esta ferramenta, é possível também “esquentar” o site do cliente, levando mais tráfego a ele.

Produção de artigos é uma estratégia útil ao fortalecimento do nome de lideranças e profissionais liberais. Trata-se da produção de artigos textuais, cujos assuntos estejam no raio de atuação do cliente, para envio aos veículos de comunicação. Havendo qualidade textual profissional, se torna uma estratégia interessante, uma vez que a maioria dos jornais têm um espaço cativo a esse tipo de material, mas são poucas as pessoas que conseguem redigir um texto na linguagem e no tamanho adequados para a publicação. Além disso, temos mais de 2,1 mil endereços de e-mails de jornais de todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Institucionalmente, a estratégia é válida mesmo que o artigo seja publicado em alguma cidade distante da área de atuação do cliente. Afinal, podemos pegar a versão virtual da publicação e postar no Facebook, fortalecendo o nome do cliente aos olhos de seu público.

O Método
Mais do que ‘manusear’ as ferramentas acima mencionadas, ‘o estado da arte’ de uma assessoria de imprensa é dispor de um método capaz de conectar todos elas, como engrenagens de uma máquina perfeita. O funcionamento dessa máquina fortalecerá a imagem dos clientes, tornando sua comunicação mais direta com seu público alvo e ficando menos a mercê das distorções produzidas pela ‘burocracia’ da comunicação institucional tradicional.

Cássio Gonçalves
Jornalista (assessor de imprensa)
(43) 9913-5381

Os artigos são de responsabilidade dos colunistas.

 

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: