Arapongas Geral

Vacinação contra o HPV é ampliada

e4caca69c6c8b6fe272dcfec31bbafd1

O Ministério da Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacinação contra o HPV foi ampliada temporariamente para a população entre 15 a 26 anos.

Anteriormente, as doses da vacina eram oferecidas apenas para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 , e pessoas com até 26 anos, portadoras do vírus HIV/aids.

Desde o início nacional da Campanha de Vacinação contra o HPV, as Unidades Básicas de Saúde de Arapongas, tem disponibilizado as vacinas.

A meta de imunização em Arapongas é de 80%, para meninas(9 a 14 anos), e para meninos(11 a 14 anos).

A vacinação contra o HPV previne infecções persistentes, lesões pré cancerosas causadas pelos tipos de HPV(6/11/16 e 18), câncer de colo de útero, câncer de vulva, câncer de vagina e retal.

As Unidades Básicas de Saúde que contam com salas de vacina são: UBS Aricanduva,18 Horas São Bento,Centro de Especialidades Jaime de Lima,UBS Caic,UBS São Vicente,UBS Centauro,18 Horas Petrópolis,Centro Social Urbano(CSU),UBS Tropical,UBS Bandeirantes,UBS Vila Araponguinha,18 Horas Cj.Flamingos, UBS Cj. Águias.

Vacinação nas Escolas

No mês de agosto, a Secretaria de Saúde de Arapongas, através das UBS’s tem realizado a vacinação contra o HPV, nas Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, mediante solicitação de cada instituição, em meninas(9 a 14 anos) e meninos(11 a 14).

Até mesmo as Unidades que não contam com sala de vacina, tem executado o trabalho nas escolas.

Para maiores informações ligar: 3902-1044(setor de imunização).