Arapongas

Revisão biométrica começa no mês de junho em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) confirmou nesta semana o calendário de realização da revisão biométrica na Comarca de Arapongas, que compreende também o município de Sabáudia. O procedimento será realizado entre os dias 12 de junho e 17 de novembro.

Ao todo, 88.166 eleitores deverão ir até o Fórum Eleitoral de Arapongas para realizar a revisão biométrica. São 82.413 de Arapongas e 5.753 de Sabáudia. Os prefeito Sérgio Onofre (PSC), de Arapongas, e Hugo Manueira (PSD), de Sabáudia, ainda vão se reunir com o presidente do TRE-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, para definir detalhes desse processo.

Segundo o chefe de cartório do Fórum Eleitoral de Arapongas, Alex Petruci, o juiz eleitoral responsável pela biometria em Arapongas ainda não escolhido. No entanto, ele antecipa que a meta é realizar a revisão biométrica em 80% dos eleitores dos dois municípios. Ao contrário de Apucarana, que já passou pelo processo entre o final de 2015 e abril de 2016, em Arapongas o próprio TRE-PR irá contratar os funcionários para trabalhar na revisão biométrica. Em Apucarana, a Prefeitura foi responsável por essa tarefa. Por outro lado, o município será parceiro ajudando na estrutura necessária para atender os eleitores, com o fornecimento de tendas e outros equipamentos necessários.

Atualmente, o Fórum Eleitoral de Arapongas conta com quatro servidores do tribunal, três estagiários, quatro servidores requisitados (cedidos de outro órgão), além de dois juízes eleitorais. “Ainda não sabemos o número de pessoas que serão contratadas para auxiliar na revisão biométrica”, diz.

Ele observa ainda que os eleitores poderão fazer o agendamento pela internet. No entanto, esse serviço ainda não está disponível. “Tudo ainda depende dessa reunião do presidente do tribunal com os prefeitos”, assinala Petruci.

Entre junho e novembro, quando estiver ocorrendo a revisão biométrica, o Fórum Eleitoral de Arapongas vai ampliar o atendimento, que hoje é feito das 12 às 19 horas, passando a atender das 8 às 18 horas. Os documentos necessários para a revisão são o título de eleitor, CPF, documento de identificação com foto e um comprovante de residência em nome do titular, dos pais ou cônjuges de, no máximo, três meses anteriores. Petruci observa que o Fórum já está fazendo a revisão biométrica daquelas pessoas que comparecem ao local para regularizar a situação devido a outros problemas.

Estimativa
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná deu início dia 23 de fevereiro ao Projeto Biometria 2017, que levará o novo sistema a 159 novos municípios do Estado. Os municípios de Cerro Azul, Rio Negro e União da Vitória já iniciarão a revisão biométrica em abril. Até março de 2018, o Paraná contará com aproximadamente 82% de seu eleitorado apto a votar em urnas biométricas, segundo estimativa do TRE-PR.
TN ONLINE

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: