Arapongas Geral

Morre em Arapongas a historiadora Naici Vasconcelos

Compartilhe no WhatsApp

A historiadora Naici Vasconcelos, de 58 anos, faleceu nesta segunda-feira (11), em Arapongas, onde residia com a família. De acordo com informações do Sistema Prever, Naici faleceu em decorrência de um câncer. O corpo é velado na Capela do Prever e o sepultamento está previsto para as 17 horas desta segunda-feira (11), no Cemitério Municipal de Arapongas.

No início de dezembro de 2015, Naici Vasconcelos, uma das maiores responsáveis por preservar a memória e a história de Arapongas, recebeu o título de Cidadã Honorária do Município, entregue pela Câmara de Vereadores. O prefeito de Arapongas, padre Beffa, lamentou o falecimento dela. “É uma perda muito grande não só para Arapongas”, disse.

HITÓRIA DE VIDA – Nascida em Arapongas no dia 24 de abril de 1958, Naici da Cunha Vasconcelos é filha de Lazaro da Cunha Vasconelos e Maria Rodrigues Vasconcelos, pioneiros da cidade de Arapongas, onde chegaram em 1944. Desde muito nova Naici se interessou pela história de Arapongas, que retratou através de livros, artigos e documentários desde 1986, aos 28 anos.

“Esta foi a idade em que comecei a retratar a história da cidade oficialmente, mas desde muito nova eu já me interessava e retratava a história individualmente, sem veiculá-la. É paixão mesmo”, contou ela, em recente entrevista à Tribuna do Norte.

Naici frequentou a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas, possuía 40 certificados de cursos profissionalizantes através do Senac. Trabalhou em diversas áreas como professora, telefonista, bancária e redatora. Desde a fundação do Jornal Gazeta da Cidade publica suas matérias poéticas, históricas ou sociais na cidade. Também há 35 anos tinha uma coluna na Revista da Cidade, é autora de 7 livros, a maioria contando e retratando a história da cidade.

ACERVO DOADO – No final de 2015, a historiadora doou seu acervo histórico para a Secretaria de Cultura Lazer e Eventos de Arapongas, cujos materiais foram encaminhados ao Museu de Arte e História de Arapongas. Este era o atual trabalho de Naici, onde atuava como Gerente de Patrimônio Histórico de Arapongas, mas estava afastada por licença médica em decorrência do câncer.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: