Arapongas Geral

Guarda Mirim de Arapongas: há quase meio século formando cidadãos

Compartilhe no WhatsApp

Há quase 50 anos, a Guarda Mirim de Arapongas tem prestado relevantes serviços à comunidade, através do encaminhamento para o mercado de trabalho de milhares de adolescentes da cidade, primando sempre no ensino de valores como civilidade, ética, respeito, solidariedade, entre outros, para a formação plena do caráter destes futuros cidadãos e profissionais.
A Guarda Mirim de Arapongas trabalha hoje com centenas de adolescentes em contraturno escolar. Ali, os adolescentes aprendem sobre o mercado de trabalho, participam de projetos e oficinas, têm acesso à biblioteca entre diversas outras atividades. Ao longo da sua história, já atendeu milhares de jovens da cidade.
Larissa Silvestre, 18 nos, faz parte de uma turma que se formou neste ano. Ela entrou na Guarda Mirim em 2015 para conseguir um emprego, e agora que está saindo, acredita que ganhou mais do que esperava. “Amadureci, foquei em meus objetivos que aos poucos estou conquistando e agradeço aos professores que tive na Guarda Mirim”, diz a ex-aluna, hoje estudante de Ciências Contábeis que já conseguiu um emprego na mesma área.
Para o presidente da Guarda Mirim de Arapongas Douglas Pedroso de Lima, a somatória dos esforços dos alunos, professores e parceiros da instituição, é o que possibilita a realização de sonhos. “Com este trabalho, observo o desenvolvimento dos adolescentes, que chegando aqui pela primeira vez, os vejo como crianças buscando um espaço na sociedade, e com o passar do tempo, vão desenvolvendo habilidades pessoais e profissionais, transformando suas vidas através da somatória dos esforços de todos, possibilitando o início da realização de seus sonhos e ao saírem, sentimos a satisfação do dever cumprido”, afirma.
O prefeito Sergio Onofre enaltece o importante trabalho prestado à cidade através da Guarda Mirim e reconhece que a entidade tem papel fundamental na formação dos adolescentes. “A Guarda Mirim de Arapongas tem feito um importante trabalho pelos nossos jovens, exercendo um papel fundamental na área pré-profissional e complementação educacional, além é claro, de sempre apoiar a Prefeitura Municipal em importantes projetos, entre eles, a Campanha Nacional do Trânsito”, reconhece o prefeito.
HISTÓRIA
Pautada no início de sua atuação, mais precisamente em 1968, por um regime paramilitar, ou seja, o uso de fardas, algumas mudanças ocorreram ao longo do tempo. A partir do ano 2000, a Guarda Mirim passou por uma grande transformação por motivo da Lei da aprendizagem 10.097/2000, que permite ao adolescente trabalhar desde que sejam acompanhados por uma entidade habilitada, garantindo ao adolescente todo amparo legal, ou seja, ingressar no mercado de trabalho mediante frequência escolar e frequência na entidade em curso de aprendizagem. Desta forma, a Guarda Mirim abandona seu regime paramilitar e começa a se moldar no regime da aprendizagem até os dias atuais.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
A Guarda Mirim de Arapongas é pautada em Incluir, proteger e resgatar adolescentes, preferencialmente aqueles em situação de risco e vulnerabilidade social, buscando o fortalecimento familiar e comunitário. Promovendo a autonomia e cidadania plena. Sua visão enquanto instituição é de ser reconhecida na busca de desenvolver as competências e habilidades dos atendidos, visando a melhoria contínua na formação pessoal e qualificação profissional. Os valores que a instituição pretende passar aos seus alunos são cortesia, ética, igualdade, integridade, inovação, respeito, responsabilidade, sustentabilidade, superação de resultados e solidariedade.
Gostaria de ingressar na Guarda Mirim de Arapongas? Para mais informações, vá pessoalmente à sede localizada na Rua Corruíra, 318 no centro, ou ligue para 3252 0967.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: