Apucarana Geral

Apucarana investe R$ 25 milhões em prédios escolares

OBRASPROFETA-6

Em quatro anos e meio de gestão, a Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação (AME), já concluiu trinta e nove obras de reformas e ampliação de prédios públicos que abrigam escolas e creches municipais. Outras nove obras estão em execução e mais duas em processo de licitação. O investimento no setor já alcança R$ 25.378.574,16.

“Estamos próximos de concluir nosso planejamento, contemplando toda a estrutura física da educação municipal. Temos sessenta prédios de escolas municipais e centros municipais de educação infantil e deste total, já atingimos cinquenta prédios”, avalia o prefeito Beto Preto.

Ele anuncia que, nas próximas semanas serão lançados os processos licitatórios de mais seis obras que, atualmente, estão em estudos no Departamento de engenharia da Autarquia Municipal de Educação. O próximo pacote da educação incluirá melhorias e ampliações na Escolas João Batista (Jardim Capanema) – incluindo a anexação de um posto do “saúde da família” que foi desativado -, CMEI Vila Nova, Escola Dinarte Pereira (Biguaçu), Escola Antonieta Lautenschlager (Jardim Kennedy), Escola Idalice Moreira Prates (Parque Bela Vista), Escola Bento Fernandes (Jardim Malibu) e Escola José Idézio Brianezi (Núcleo João Paulo).

A secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes, reitera que um bom ambiente escolar também ajuda a educar. “Estamos investindo e colocando nossas escolas e CMEIs em condições adequadas de segurança, conforme normas do Corpo de Bombeiros; e também respeitando as orientações da Vigilância Sanitária”, enfatiza a professora, assinalando que havia situações gravíssimas na estrutura física escolar de Apucarana. “Fossas desativadas, mau cheiro e ambientes insalubres, entre outras irregularidades, mas isso tudo está ficando no passado, pois hoje nossas crianças têm ambientes sadios e seguros”, comenta a secretária.

“Até o final do ano, vamos autorizar obras em novas escolas. Teremos, então, solucionado todos os problemas mais complexos da Rede Municipal de Ensino. Há ainda três novos CMEIs em construção, e isso irá ampliar sensivelmente a quantidade de vagas do município,” anuncia a secretária de Educação, professora Marli Fernandes.