Arapongas

Campanha Hepatite C

Compartilhe no WhatsApp

Ha muitos anos o Rotary Internacional se dedica à campanha de erradicação da poliomielite. Como esta doença já está quase erradicada, surgiu a proposta de realizar nova campanha e desta vez com o objetivo de eliminar a Hepatite tipo C, contando com a parceria da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite.

A Hepatite é uma doença que praticamente não apresenta sintomas e é causada por vírus que provocam inflamação no fígado.

Dos diversos tipos de Hepatite, as mais perigosas são: B e C.

As Hepatites tipo B e C são transmitidas pelo sangue contaminado, contido em utensílios compartilhados como aparelhos de barbear, alicates de unha não esterelizados, materiais utilizados na colocação de piercing e tatuagens também sem esterelização. Pessoas que realizaramtransfusão de sangue antes de 1993 também estão no grupo de risco.

Para a Hepatite tipo B existe vacina, que é oferecida na rede pública de saúde, em três doses.

Contudo a Hepatite tipo C não possui vacina, portanto a melhor forma de evitá-la é prevenir-se através da testagem e outros exames para detecção da doença.

Outra forma de prevenir também é evitar compartilhar lâminas de babear, escovas de dente, agulhas e seringas, materiais para fazer piercing e tatuagens assim como no salões de beleza exigir materiais descartáveis e não utilizados anteriormente. O uso de preservativos nas relações sexuais também é uma forma de evitar a contaminação.

Estima-se que milhões de pessoas sejam portadoras do vírus da Hepatite C sem ter conhecimento deste fato.

As estatísticas mostram que a Hepatite tipo C possui 10 vezes mais pessoas infectadas do que o HIV/AIDS, e que 3 milhões de brasileiros estejam infectados. Esta doença é causa de 80% dos casos de câncer de fígado.

A boa notícia é que hoje, mais de 90% dos casos são curáveis e portanto cabe só a você fazer a prevenção deste mal.

Os Rotarys Clubs da cidade de arapongas estarão promovendo uma campanha para detecção da Hepatite tipo C. Com a colaboração da Secretaria de Saúde, do Centro de Testagem e Aconselhamento, da HONPAR, do Laboratório LASY, UNICESUMAR e apoio da Copergin, Escola Washington, Fortmag, Café Giocondo, Nico Brindes, Revolution e Consultório Odontológico Dra. Nizia Albuquerque.

Vale lembrar que esta será uma Campanha Mundial, portanto em todo o mundo as pessoas estarão sendo testadas e fazendo parte deste grande esforço preventivo.

NÃO FIQUE DE FORA !!!!! PARTICIPE NO DIA 13 DE AGOSTO, DAS 9h ÁS 17h, NA PRAÇA DA MATRIZ EM ARAPONGAS.

Também serão realizados testes de glicemia e aferição da Pressão Arterial.

 

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: