Arapongas

Beneficiários do Programa Bolsa Família Grupo 2 devem atualizar cadastros

04a50f331a7b65f7f2b814978cb7375c

A Secretaria de Nacional de Renda de Cidadania(Senarc), informa através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que os beneficiários do Programa Bolsa Família, pertencentes ao grupo 2, que estão com os benefícios bloqueados, devem realizar atualização dos cadastros até o dia 18 de agosto(sexta-feira).

A atualização cadastral está sendo realizada nos Centros de Referência de Assistência Social(CRAS), das 8:00h às 17:00h(sem intervalo para o almoço), com agendamento.

De acordo com a Senarc, as famílias (grupo 2), que não realizarem a atualização dos cadastros dentro prazo, poderão ter os benefícios cancelados no mês de setembro.

De acordo com dados do setor de Cadastro Único de Arapongas, conforme folha de pagamento de julho do Programa Bolsa Família, temos os seguintes dados:

Número de famílias beneficiadas: 1.803
Benefícios bloqueados : 144 (situações diversas: bloqueio por descumprimento, suspensão 60 dias por descumprimento, bloqueio por averiguação de auditoria e revisão cadastral)
Número de Cadastros Únicos na base : 15.851, sendo 40.345 pessoas.

Averiguação Cadastral — Benefícios do Programa Bolsa Família

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) comandou no mês de julho os primeiros cancelamentos de benefícios do Programa Bolsa Família (PBF) das famílias convocadas no processo de Averiguação Cadastral de 2017. Integrantes dos Grupos 1 e 2, tiveram os benefícios bloqueados em maio — bloqueio imediato. Do total de 1,3 milhão de famílias, mais de796 mil fizeram a atualização cadastral, representando aproximadamente 60% do público convocado. Após o encerramento do prazo, cerca de 602 mil famílias não haviam feito a atualização das informações ou não tinham mais perfil para estar no programa. Elas tiveram o benefício cancelado no mês de julho.

Ainda no processo de Averiguação Cadastral de 2017, tiveram os benefícios bloqueados neste mês aproximadamente 574 mil famílias do Grupo 2, que foram convocadas a atualizar seus dados no Cadastro Único até 16 de junho e não cumpriram o prazo ou deixaram de apresentar perfil para o PBF.

As famílias da Averiguação Cadastral que não atualizarem seus cadastros, além de perderem benefícios, poderão ser excluídas do Cadastro Único pela Senarc e, assim, ficarem impedidas de acessar os programas sociais do governo federal vinculados ao cadastro.

Vale ressaltar que quando há o bloqueio ou suspensão do benefício, o beneficiário é informado pelo Governo Federal, através do extrato obtido durante a tentativa de saque.