Arapongas Geral

Arapongas Digital: população deve contar com novidades até julho

Compartilhe no WhatsApp

Arapongas, conta com um projeto, desde o início de 2014, que prevê investimentos em tecnologia para melhorar o atendimento e a comunicação dos órgãos dos órgãos públicos.

O Arapongas Digital, que já está na sua fase final, prevê a instalação de 17 pontos de acesso wifi público (indoor) em prédios públicos e de 54 pontos de acesso wifi público (outdoor), sendo 48 na zona urbana e 06 na zona rural, possibilitando o acesso gratuito à internet aos cidadãos, através do sinal que será repassado via fibra óptica e por links de rádio nas áreas mais distantes.

Para acessar a internet, será necessário um cadastro na prefeitura por parte dos moradores. Após o cadastro eles receberão um usuário e senha para acesso à internet. Será disponibilizado ainda uma segunda forma de acesso, através da autenticação por redes sociais àqueles cidadãos que estão em trânsito no município ou mesmo moradores que estejam em locais públicos e queiram navegar na internet de forma rápida e prática. Tais medidas são importantes tendo em vista a Lei nº12.965/2014 do Marco Civil da Internet, que prevê garantir os direitos e deveres dos usuários da rede.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação, Vagner Mantovani, o projeto teve atraso na implantação devido a diversos problemas como chuva, demora na liberação da licença da ANATEL dentre outros que atrapalharam os trabalhos em campo para a instalação da rede óptica. “Tivemos estes problemas, mas agora o projeto segue a todo vapor. Estamos priorizando a finalização da rede para os prédios públicos, em especial os postos de saúde, que são uma prioridade em função da implantação recente de um sistema informatizado de atendimento com prontuário eletrônico”, comentou o diretor.

O projeto de cidade digital para modernização da administração municipal contou com investimentos totais na ordem de R$ 6,9 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ao todo, a infraestrutura feita em Arapongas possui um anel óptico de aproximadamente 21 km e nove torres que, juntos, interligam os prédios públicos da cidade como Secretarias, departamentos, escolas municipais (inclusive na zona rural), centros educacionais e unidades de saúde, além de câmeras de vigilância da Guarda Municipal e os pontos de acesso gratuito à internet.

Fórum – Está marcado para o dia 14 de abril, a realização do I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, que irá reunir prefeitos, gestores, empresários, vereadores e todos os interessados para tratar de iniciativas que aprimorem os serviços públicos nos municípios da região. A promoção é da Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Maringá e apoio da AMUSEP com o objetivo de estimular o desenvolvimento socioeconômico por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As inscrições para o evento são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo site http://forum.redecidadedigital.com.br/mar

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: