Apucarana

UBSs promovem palestras sobre diabetes

Compartilhe no WhatsApp

Cerca de 300 pessoas passaram ontem (07/04) pela rede de atenção básica da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, quando participaram de palestras sobre reeducação alimentar, orientação nutricional, além de realizarem teste de glicemia, para diagnosticar o diabetes. As atividades, coordenadas pelos responsáveis pelas UBSs e com a participação dos residentes multiprofissionais, de médicos e nutricionistas, fizeram parte do Dia Mundial de Saúde.

O coordenador da Estratégia Saúde da Família, enfermeiro Amós Leandro Antunes, recebeu na manhã de hoje os relatórios encaminhados pelos responsáveis pelas unidades de saúde e mostrou satisfação pelos resultados. “Ações como esta seguem o determinado pelo prefeito Beto Preto, que pede as UBSs intensificar a atenção à população, principalmente quanto à prevenção de doenças crônicas, como é o caso o diabetes, uma doença silenciosa e quanto mais cedo é diagnosticada, mais eficaz o tratamento”, lembra o enfermeiro.

Na UBS Pedro Barreto, localizada no distrito da Vila Reis, o médico Osvaldo Zardo falou aos pacientes sobre cuidados alimentares e aspectos das doenças crônicas, como o diabetes, especialmente quanto ao tratamento adequado para evitar as intercorrências. Também aproveitou a oportunidade para alertar sobre a gripe H1N1, especificamente quanto aos sintomas da doença e como proceder em caso de suspeita, além da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

No Residencial Sumatra II, pacientes atendidos na UBS “Eunice Penharbel” puderam realizar o teste de glicemia e, ao mesmo tempo, receberam orientações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, bem como a gripe H1N1 e sobre alimentação, principalmente das crianças, para evitar a obesidade. Também houve orientação nutricional e controle do diabetes na UBS Rodrigo Yoshii Tramontin, na Vila Apucaraninha. Na UBS Joaquim Trizotti, do Núcleo Adriano Correia, o trabalho do dia envolveu também os alunos da Escola Municipal Plácido de Castro, com informações sobre a dengue. Já na UBS Osvaldo Damin, do Jaboti, houve orientação nutricional para as mães e os interessados puderam realizar aferição da pressão arterial e testes de glicemia.

Também foram desenvolvidas atividades diversas, como a participação de alunos da rede municipal de ensino, nas unidades de saúde localizadas nos núcleos Marcos Freire, Michel Soni, João Paulo I, Dom Romeu Alberti, Afonso Camargo e Parigot de Souza; jardins Ponta Grossa, Trabalhista, Diamantina, Aclimação, Colonial, Marissol, Milani, Vale Verde; Vila Formosa, Jardim das Flores e nos distritos.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: