Apucarana

Sanepar promove ação ambiental em parque de Apucarana

JABOTIEDSON-DENOBI008

Funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realizaram nesta sexta-feira (02/06) um mutirão de limpeza no Parque Municipal Jaboti. Com apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), recolheram centenas de garrafas, embalagens pet, plásticos, latas e outros materiais poluentes. A ação, que durou toda a parte da tarde, foi acompanhada pelo vice-prefeito Júnior da Femac, pelo gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Sérgio Bahls, pelo gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, e pelo vereador Gentil Pereira. “A Sanepar é uma empresa paranaense preocupada com as questões do meio ambiente, especialmente por trabalhar com o tratamento da água e do esgoto. Quero aqui, em nome do prefeito Beto Preto, parabenizar e agradecer aos seus diretores e funcionários por esta ação maravilhosa, que mostra que é possível uma cidade ter um espaço como o nosso Lago Jaboti e mantê-lo saudável. Basta cuidar, não poluir, jogar o lixo no seu devido lugar. A preservação do meio ambiente está nas nossas mãos. No caso do parque, nas mãos dos freqüentadores”, assinalou Júnior da Femac.

Ele lembrou que a prefeitura já executa manutenção periódica do local, que permanece sofrendo com ação de pessoas que insistem em desobedecer a lei. “Hoje temos uma maior consciência ambiental, mas ações como estas infelizmente ainda serão necessárias até que finalmente haja o entendimento de que todos somos responsáveis por este espaço”, pontuou o vice-prefeito.

Promovida dentro das atividades programadas pela empresa para marca o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), a limpeza do parque apucaranense foi apontada pelo gerente geral Sérgio Bahls como uma das mais marcantes em todo o Paraná. “Neste dia todas as nossas regionais estão realizando uma ação ambiental. Aqui em Apucarana, o lago Jaboti é um cartão postal, um exemplo a ser seguido por todo o Brasil. Um belo espaço ambiental integrado com a vida urbana e a Sanepar, como promotora de Saúde Pública, que trabalha com saneamento e tem a missão de cuidar da água, vem através deste mutirão mobilizar seus funcionários para dar exemplo de cidadania, de que é necessário cuidarmos do nosso meio ambiente, preservando-o para as novas gerações”, destacou Bahls.

Os trabalhos, realizados tanto nas margens como no lago, também foram prestigiados por membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Apucarana (Commap). “Esta varredura no entorno do lago, que é um local de grande visitação, faz parte de um trabalho de revitalização que a Sanepar vem executando na bacia do Barra Nova já há uns 45 dias. Infelizmente estamos encontrando muito lixo, sinal de que precisamos mais consciência por parte dessas pessoas que lançam garrafas, latas, plásticos. É um crime ambiental, que prejudica a todos”, disse Luiz Carlos Jacovassi, gerente regional da Sanepar em Apucarana. Ele agradeceu ao apoio dos parceiros. “Quero agradecer ao Corpo de Bombeiros, à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, ao Commap, e a toda nossa equipe de mobilização, onde funcionários da nossa unidade e de outras do Vale do Ivaí adiantaram seus trabalhos do dia pela parte da manhã para poder estar aqui colaborando no mutirão”, detalhou.

Panfletos informativos também foram distribuídos pelos funcionários da Sanepar por quem passou pelo parque. “Todo o material recolhido durante a ação terá a destinação ambiental adequada”, concluiu Jacovassi.

Quanto tempo o lixo leva par se decompor?

Baterias e pilhas – até 500 anos

Borracha – tempo indeterminado

Filtro de cigarro, chiclete – 5 anos

Garrafa Pet – 200 anos

Isopor – 500 anos

Lata de alumínio – 100 anos

Madeira pintada – 13 anos

Metal – 100 anos

Nylon – mais de 30 anos

Papel – 1 a 4 meses

Sacola Plástica – soterrada, 200 anos

Tecido de algodão – 1 ano

Vidro – 1 milhão de anos