Apucarana

Prefeitos adotam tom conciliador em reunião sobre os rumos da Amuvi

Compartilhe no WhatsApp

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) realizou reunião fechada à imprensa nesta sexta-feira (06) em Bom Sucesso. O tema exclusivo do encontro foi a possibilidade de uma separação na entidade, que está próximo de completar 50 anos. O prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto Preto (PSD), convocou a reunião para discutir e resolver em definitivo um suposto descontentamento de alguns prefeitos, que articulam a criação de uma nova associação.

No encontro, que teve o prefeito Raimundo Severiano de Almeida (PSD), o Raimundinho, como anfitrião, o tom generalizado dos discursos foi de conciliação. A questão foi colocada em discussão, para que os vinte e três prefeitos e um vice-prefeito presentes se manifestassem abertamente sobre o tema. O prefeito Adilson Luchetti (PSB), o Didi, de Borrazópolis, foi representado pelo seu vice Joel Gralak (PSDB).
Beto Preto fez um balanço dos nove meses da sua gestão na Amuvi, relacionando todos os cursos de qualificação técnica realizados e palestras de orientação aos prefeitos. “Buscamos um perfil mais técnico para a Amuvi, visando beneficiar os municípios em questões de arrecadação, gestão e adequações para viabilizar projetos e recursos”, lembrou.
Dos vinte e quatro municípios representados na reunião, somente Miguel Amaral (PMDB), de Ivaiporã, persistiu abertamente em defesa da criação de uma nova associação. Ele assegurou que irá continuar trabalhando neste projeto, considerando que acredita plenamente no fortalecimento da região polarizada por Ivaiporã. “Hoje ao que parece fiquei sozinho na defesa de uma nova associação, mas no futuro ainda poderemos ter a adesão de três municípios da Amocentro e até oito municípios da Amuvi”, assinalou Amaral ao final do encontro.
O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (PMDB), o Galo, a favor da nova associação, preferiu adotar um tom conciliador. “Não é hora de divisão na região, precisamos de união para fortalecer as lutas e interesses do Vale do Ivaí”, assinalou Galo.
Os prefeitos de Lidianópolis, Adauto Mandu (PHS); de Lunardelli, Reinaldo Grola (PTB); de Ariranha do Ivaí, Augusto Cicatto (PT); de Jardim Alegre, José Roberto Furlan (PPS); e José Gonçalves (PSDB), de Godoy Moreira, também pregaram a união mas, ao mesmo tempo, se mostraram simpáticos ao projeto liderado por Miguel Amaral.
O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda, fez um discurso mais duro, frisando que todos devem respeitar os dois anos de mandato da diretoria encabeçada pelo prefeito Beto Preto. “Se quiserem criar outra associação que façam isso após o término do mandato da atual diretoria, que foi eleita dentro de um processo democrático”, sentenciou
Já o prefeito Benedito Púpio, o “Ditão”, de Jandaia do Sul, disse que nos seus quase 50 anos nunca houve qualquer movimento visando a divisão da associação.
Ao final das discussões, o presidente Beto Preto ainda fez uma proposta para que num prazo de 15 a 20 dias seja feita uma nova reunião e que neste período todos possam avaliar e refletir sobre a Amuvi.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: