Política

Prazo para regularizar título de eleitor encerra dia 4 de maio

regulariza-o-profeta-1

O eleitor que ainda possui pendência com a justiça eleitoral tem até o próximo dia 4 de maio para regularizar sua situação e estar apto para votar na eleição para prefeito e vereador no dia 2 de outubro. A 48 dias para esgotar o prazo, o vice-presidente e corregedor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, acompanhado de outras autoridades da justiça eleitoral, visitou hoje (17) o prefeito Beto Preto pedindo apoio do município para fazer um chamamento dos eleitores, alertando sobre a data limite para ficar com o título de eleitor em dia.

Dia 4 de maio é o último dia para os eleitores que perderam o prazo do cadastramento biométrico e tiveram, consequentemente, o título cancelado, bem como para quem vai fazer o título pela primeira vez e mesmo nos casos de mudança de domicílio. “Não há nenhuma punição para quem perdeu o recadastramento biométrico. A consequência foi o cancelamento do título que agora pode ser emitido novamente. Basta comparecer ao Fórum Eleitoral munido de um documento de identificação com foto e comprovante de residência, sem qualquer custo para o eleitor”, orienta o desembargador Adalberto Pereira.

O juiz da 179ª zona eleitoral de Apucarana, José Roberto Silvério, informa que 16.500 dos 93 mil eleitores (18%) de Apucarana deixaram de fazer o recadastramento biométrico no ano passado. “Ainda é possível regularizar a situação eleitoral até o dia 4 de maio, mas recomendo que não deixem para última hora, evitando longas filas”, orienta a diretora da Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral, Mônica Miranda Monteiro, que acompanhou o desembargador Adalbeto Pereira na visita ao prefeito Beto Preto.

O prefeito Beto Preto chama a atenção da população para este prazo divulgado pela Justiça Eleitoral. “É importante que Apucarana volte a ter próximo de 90 mil eleitores, porque isso demonstra a importância que o município tem no âmbito do Paraná. Quando mais eleitores mais possibilidade de investimentos de setores públicos das demais esferas de governo”, afirmou Beto Preto.

Também estavam presentes no encontro no gabinete municipal a juíza eleitoral da 28ª zona eleitoral da comarca de Apucarana, Renata Bolza Jauris, o juiz Osvaldo Soares Neto, o vice-prefeito, Junior da Femac e o procurador jurídico do município, Paulo Vital.

Apucarana está entre os 68 dos 399 municípios do Paraná que terão eleição através do sistema biométrico neste ano. Isso significa que o eleitor irá comparecer na sessão eleitoral e com a sua digital vai autorizar que o presidente da mesa possa colher o seu voto, agilizando o processo de votação.

O Fórum Eleitoral de Apucarana tem atendimento ao público de segunda a sexta-feira, entre 12 horas e 19 horas. Localização Rua Urano, 880, próximo ao Lago Jaboti. Telefone 3422-5900.