Apucarana Geral

Número de candidatos a vereador deve crescer 36%

Compartilhe no WhatsApp

O número de candidatos a vereador em Apucarana deve subir em torno de 36% nas eleições de 2016. Isso acontece porque, com o aumento no número de cadeiras na próxima Legislatura da Casa, os números-limite de candidatos permitidos para cada partido e coligação também sobem. Com isso, o município deve ter em torno de 250 concorrentes a um lugar na Câmara Municipal nas próximas eleições, um recorde para a cidade nos últimos 20 anos. A eleição de 2016 também promete ser a mais concorrida desde 1996.

Plenário da Câmara em Apucarana: preparativos para a disputa em 2016 (Foto: Sérgio Rodrigo)

Na eleição passada, realizada em 2012, a maioria dos partidos políticos e coligações utilizou o número máximo de candidatos possível, atingindo um total de 183 concorrentes, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa tendência deverá se repetir no ano que vem. Com isso, o número de candidatos a uma vaga na Câmara Municipal deve ficar em torno de 250.

Sendo assim, a concorrência para uma vaga no Legislativo municipal também deverá ser recorde. O índice de candidatos por vaga na Câmara ficará em torno de 16,7, o maior desde 1996. Não há dados anteriores no banco de dados do site do TSE.

PARTIDOS

Os partidos da cidade já se movimentam em torno da organização das candidaturas e coligações. Presidente do diretório municipal do PT, Marli de Castro afirma que o partido deverá encabeçar uma coligação. “A tendência é ter o número máximo de 30 candidatos na coligação, com a maioria sendo do PT. Já formamos um grupo de trabalho voltado para a organização do partido nas eleições de 2016 e abrimos para os filiados apontarem nomes de possíveis candidatos, que serão discutidos em plenária”, afirma. O partido tem atualmente dois vereadores na Casa de Leis apucaranense: Luiz Magalhães e Aurita Bertoli.

O PSDB também deve seguir o mesmo caminho e se coligar a outros partidos, segundo o presidente da legenda, Sérgio Bolonhezi. “Temos hoje duas cadeiras na Câmara e a expectativa do partido é conquistar o dobro de vagas na próxima legislatura. Tivemos 15 nomes do partido concorrendo às vagas na eleição passada. Seguramente, esse número irá aumentar bastante. Teríamos condições até mesmo de disputar a eleição com ‘chama pura’. Tivemos a adesão de novas lideranças e acredito que temos um grupo bem forte”, diz.

O ex-prefeito João Carlos de Oliveira, que assumiu o PTB em Apucarana após deixar o PMDB, também afirma que o partido está em busca de novas lideranças. A intenção, segundo ele, é disputar em 2016 a eleição na proporcional com “chapa pura”, com número completo de candidatos. “Nossa meta é eleger dois vereadores”, afirma João Carlos. O PTB deve ter a baixa do atual vereador Mauro Bertoli, que se alinhou ao grupo do prefeito Beto Preto (PT), enquanto o partido está na oposição. “Ele (Mauro Bertoli) não está respeitando as orientações do partido”, diz o ex-prefeito.

Coligações podem ter até 30 candidatos a vereador
De acordo com a Lei nº 9.504/97, a chamada Lei das Eleições, cada partido poderá registrar um número de candidatos para a Câmara Municipal até 150% do número de lugares a preencher. Como a próxima legislatura terá 15 cadeiras na Casa, cada partido pode ter até 23 candidatos a vereador, já que, de acordo com a Lei, “será sempre desprezada a fração, se inferior a meio, e igualada a um, se igual ou superior”. Da mesma forma, as coligações (uniões entre partidos nas eleições majoritárias) ampliam esse limite para 200% do número de vagas, ou seja, 30 candidatos.
Quem quiser concorrer no próximo ano deve se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, ou seja, seis meses antes da data das eleições. As convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até o dia 15 de agosto de 2016. O pleito acontece dia 2 de outubro.

Fonte: TNOnline

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: