Apucarana

Apucarana sedia fórum de Educação

Compartilhe no WhatsApp

A cidade de Apucarana é sede, pela primeira vez, do Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional do Paraná (Undime-PR). A abertura do evento foi realizada, na manhã de hoje (27), no Cine Teatro Fênix. Prefeitos da região e secretários de Educação de todo o Estado prestigiaram o início das atividades, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Undime-PR e da Autarquia de Educação de Apucarana.

A Undime é uma entidade sem fins lucrativos que tem por missão mobilizar os dirigentes municipais de Educação para construir e defender o ensino público com qualidade social. Por meio de seccionais, a entidade está presente nas cinco regiões e em todos os estados brasileiros. A divisão do Paraná é presidida atualmente pela secretária municipal de Educação de Apucarana, Marli Fernandes.

O Fórum Extraordinário da Undime-PR foi programado para deliberar sobre as alterações necessárias no estatuto e no regimento da instituição, além de votar os cargos em vacância para o período de 2017 a 2019.

O evento também contribui para a formação dos dirigentes municipais de Educação. “Nós trouxemos palestras e oficinas com conteúdo relevante, para ajudar as novas equipes de ensino que assumiram a gestão a partir de 2017,” afirmou a secretária Marli.

Os Direitos e Objetivos da Aprendizagem, a Fiscalização Ética na Educação e o Plano de Ações Articuladas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foram os principais assuntos discutidos no primeiro dia.

Representantes de 180 municípios do Paraná inscreveram-se no fórum. “É uma honra recebê-los aqui. É importante que nós discutamos a manutenção dos recursos aplicados na Educação Pública, principalmente nesse período conturbado por que o país passa. A PEC (Projeto de Emenda à Constituição) de Teto dos Gastos diminuiu a possibilidade de investimentos ao longo dos próximos dez anos nesta e em outras áreas essenciais,” disse o prefeito de Apucarana, Beto Preto.

Além dele, os prefeitos Emerson Toledo Pires (Cambira), Luiz Francisconi Neto (Rolândia), Benedito José Púpio (Jandaia do Sul), Raimundo Severiano de Almeida Júnior (Bom Sucesso), Adilson Lucchetti (Borrazópolis), Augusto Cicatto (Ariranha do Ivaí), e Ene Benedito Gonçalves (Rio Bom) estiveram na abertura do Fórum.

O presidente nacional da Undime e dirigente de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, afirma que são os municípios que bancam o ensino básico no País e convocou os prefeitos presentes a se mobilizar. “Sem as condições necessárias, não há como oferecer a formação de qualidade que a população brasileira precisa e merece. Dos três entes federativos, o Município é que mais investe em Educação. Por isso, é importante que haja união para lutar pela manutenção e ampliação dos recursos destinados pelos Estados e a União,” disse.

O Fórum Extraordinário da Undime-PR continua nesta sexta-feira (28), durante todo o dia, no Cine Teatro Fênix.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Dia da Mulher

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: