Apucarana

Apucarana sedia encontro regional sobre logística reversa

Compartilhe no WhatsApp

Os municípios paranaenses estão debatendo a gestão associada das políticas de destinação dos resíduos sólidos e a logística reversa. O principal fórum de discussões é o Grupo R-20, inicialmente formado pelos grandes geradores e que atualmente conta com a adesão de 206 municípios. Para 2017, o grupo decidiu promover reuniões regionalizadas e Apucarana sediou nesta segunda-feira (22/05), no salão nobre da Prefeitura, o primeiro encontro da região do Vale do Ivaí, reunindo representantes de 16 municípios no salão nobre da Prefeitura.

De acordo com Sérgio Bobig, diretor do Departamento de Meio Ambiente de Apucarana e que coordenou a reunião, estiveram em pauta assuntos como a destinação de resíduos da construção civil, pneus, lâmpadas fluorescentes e caixas Tetra Pak (bastante usado em produtos como o leite). “O encontro visou debater a proposta de logística reversa e elencar as prioridades da região na gestão de resíduos”, explica Bobig.

Até o ano passado – continua Bobig – o Grupo R-20 realizava reuniões periodicamente apenas na capital do Estado. “Muitas vezes, nem todos os municípios enviavam representantes para a reunião em Curitiba. O próximo encontro estadual será no dia 25, nesta quinta-feira, quando levaremos os principais problemas apontados na reunião de hoje e as prioridades da nossa região”, completa Bobig.

Em Apucarana, o principal problema verificado é a questão das lâmpadas fluorescentes, registrando um passivo de cerca de 130 mil unidades. O material está depositado desde 2010 na Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap), onde aguarda a destinação correta. O caso foi parar na Justiça e uma ação civil pública pede à Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e à Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi) que recolha o material, como determina a lei da logística reversa.

Apucarana integra a Região 4, na divisão feita para os encontros descentralizados, junto com Sabáudia, Arapongas, Jandaia do Sul, Cambira, Califórnia, Bom Sucesso, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Marilândia do Sul, São Pedro do Ivaí, Kaloré, Borrazópolis, Faxinal e Mauá da Serra.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Dia da Mulher

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: