Apucarana

Apucarana retoma pavimentação da Estrada do Barreiro

Compartilhe no WhatsApp

A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana autorizou nesta semana o reinício da pavimentação com pedras poliédricas dos cinco quilômetros de estrada rural que ligam o Contorno Norte a comunidade do Barreiro. Executada em parceria com o Governo do Estado, a frente de trabalho estava paralisada há alguns meses no aguardo de um novo repasse. A retomada dos serviços, que têm recursos estaduais e contrapartida municipal, foi vistoriada nesta quinta-feira (16/03) pelo secretário da Agricultura, Dr. José Luiz Porto. Ele destacou que o investimento público na obra é de cerca de R$1,2 milhão e que, antes da paralisação, dois quilômetros já haviam sido executados no sentido Barreiro – Contorno. “Com empenho do prefeito Beto Preto, que não mediu esforços para que os trabalhos fossem retomados o quanto antes, e a grande parceria do Governo Estadual, estamos agora muito contentes em ver o trabalho sendo retomado”, disse o secretário.

A previsão para conclusão da pavimentação agora é dia 23 de setembro. A empresa responsável continua sendo a vencedora da licitação, Miltão Indústria e Comércio de Pedras e Artefatos Ltda. “Dependemos muito agora do fator tempo e, tudo correndo como esperamos, queremos que a obra esteja concluída antes mesmo deste prazo”, observou Dr. Porto. Segundo ele, os serviços estão sendo executados com a devida qualidade, mas a longevidade da pavimentação executada no trecho, contudo, terá como fator importante a colaboração dos proprietários rurais. “A prefeitura e o Governo do Paraná estão promovendo este investimento a custo zero para os agricultores, facilitando o ir e vir de todos e ainda valorizando as propriedades. Em contrapartida pedimos a colaboração de quem têm propriedades que permeiam esta estrada para que façam a contenção das águas da chuva, construindo caixas, curvas de nível, enfim, utilizem todas as técnicas necessárias para evitar que a estrada receba não só a enxurrada, mas também a terra. Havendo esta colaboração, teremos facilmente estrada para algumas décadas”, observou o secretário da Agricultura.

O agricultor Antônio João da Silva (Catarina) disse que toda a comunidade do Barreiro está contente com a retomada da pavimentação com pedras poliédricas. “É um sonho esperado há muitos anos. Quando parou ficamos um pouco preocupados, mas no fim estamos vendo que vai dar tudo certo. Já tem o pessoal trabalhando e vai ficar ótimo, como o trecho de dois quilômetros que já está pronto”, disse o trabalhador rural. Ele salienta que a estrada é bastante utilizada. “Tem muitos produtores aqui que são feirantes, tem os alunos que precisam ir todo dia para a escola. Na safra de soja e trigo caminhões pesados que precisam da estrada boa, além da nossa região do Barreiro ter se tornado uma estrada do turismo também, tem o Parque da Redenção e muitos pesque-pagues que atraem muitas pessoas nos finais de semana”, revelou Catarina.

Além da Estrada do Barreiro, o prefeito Beto Preto frisa que o convênio com o Governo do Paraná beneficiou também um trecho de cerca de um quilômetro da Estrada dos Bertassos. “Assim como no Barreiro, é outra região do município que está entrando no mapa do turismo rural, com o recebimento de empreendimentos como chácaras de lazer, pousadas, pesque-pagues e restaurantes rurais”, detalhou o prefeito. A obra, já concluída, atendeu trecho do prolongamento da Rua Denhei Kanashiro, passando pelos Residenciais Sumatra II e Jaçanã, até a Chácara Recanto do Sossego.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: