Apucarana Geral

Apucarana – Prefeitura incentiva visita ao Museu do Café

Compartilhe no WhatsApp

A cargo da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), a programação da 9ª Primavera dos Museus, em Apucarana, mobilizou cerca de 150 mulheres, especialmente ligadas a pastoral da terceira idade, em visita ao Museu da Café, no distrito do Pirapó. O passeio, no entanto, foi estendido a outros pontos turísticos da cidade, como os parques da Redenção, 70 anos e Santo Expedito, além do Lago Jaboti.

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece todo ano no início da primavera. A iniciativa visa promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. “Tivemos uma motivação a mais para participar neste ano, pela primeira vez, da Primavera dos Museus. Nossa secretaria conta agora com um ônibus destinado a promover passeios turísticos junto à comunidade. Levamos diferentes grupos de vários bairros da cidade para conhecer o Museu do Café graças a esse novo meio de transporte que agora temos a nossa disposição”, comemora a secretária da Promatur, Maria Agar.

Participaram da visita ao museu e parques grupos das comunidades Nossa Senhora do Bom Conselho, do distrito da Vila Reis; Pastoral da Terceira Idade do Santuário São José; Pastoral da Terceira Idade da Catedral Nossa Senhora de Lourdes; Pastoral da Pessoa Idosa da Igreja Nossa Senhora Aparecida, do bairro da Igrejinha; Pastoral da Terceira Idade da Paróquia Cristo Profeta.

O complexo do Museu Histórico do Café, além do museu em si, o qual retrata a história da produção do café através de um acervo captado junto dos pioneiros de Apucarana, conta com a Casa de Costume mostrando como era a moradia na zona rural nas décadas de 50 e 60, e mais recentemente passou a abrigar a unidade “2” do “Espaço Mulher”. Uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, através da “Rede de Mulheres Solidárias”, o “espaço” existe desde dezembro de 2014 com uma unidade no centro de Apucarana, sendo um local de exposição e comercialização da produção artesanal oriunda dos empreendimentos fomentados pelo Projeto Municipal de Economia Solidária e Protagonismo Feminino.

Resultados da Primavera nos Museus:
A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Em 2014, sua 8ª edição contou com a participação de 761 museus e 2.436 atividades. Participação dos museus teve um aumento médio de 18% ao ano desde a primeira edição.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: