Apucarana Geral

Apucarana – Guardas municipais são certificados e recebem a identidade funcional

Compartilhe no WhatsApp

Após 476 horas/aula, a Guarda Municipal de Apucarana (GMA) realizou nesta quinta-feira (17/09) a formatura do curso de capacitação técnica, adequando a corporação ao Estatuto Nacional das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014). Durante a solenidade, que ocorreu no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, os guardas receberam certificados de conclusão do curso e a cédula de identidade funcional.

O evento contou com a presença de familiares dos guardas e do prefeito de Apucarana, Beto Preto, do diretor do Fórum de Apucarana, juiz Osvaldo Soares Neto, do comandante do Corpo de Bombeiros, major Hemerson Saqueta, do comandante da GMA, tenente Edinei da Silva, e do presidente da Câmara de Vereadores, José Airton Deco de Araújo. Também estiveram presentes o tenente DejairBudkevitz, representando o 10º Batalhão de Polícia Militar, e do o major Edwayne Aparecido Areano Arduin, diretor-presidente da Padrão Consultoria e Treinamento em Segurança, além de representantes das guardas municipais de Sarandi e de Arapongas e de instrutores do curso.

Beto Preto foi homenageado com uma placa e destacou que o treinamento, com duração de mais de três meses, adequou a GMA à legislação que entrou em vigor no ano passado. “A capacitação seguiu a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão ligado ao Ministério da Justiça. Foram inseridos diversos assuntos humanísticos, como o acolhimento da mulher vítima de violência”, cita, lembrando ainda que a cédula funcional dos guardas foi instituída pelo Decreto 297/2015, com o objetivo de regular a identificação dos integrantes da GMA.

O prefeito de Apucarana também anunciou que outros avanços estão sendo encaminhados, beneficiando em breve a corporação. “Já está na procuradoria jurídica do Município o anteprojeto do regimento da Guarda Municipal, enquanto o anteprojeto do estatuto, tendo em vista a função diferenciada dos guardas municipais, está na Superintendência de Recursos Humanos”, observa.

Beto Preto também convocou a GMA para participar de um grande programa de monitoramento de prédios públicos. “Estamos implementando 400 câmeras de monitoramento nas escolas e nos centros municipais de educação infantil. Será uma iniciativa sem precedentes no Norte do Paraná e contamos com a guarda como elemento de ligação e de controle do monitoramento”, pontua, acrescentando que até o final do mandato a vigilância também será ampliada para o setor de saúde. “Somados os da educação e da saúde, serão 90 prédios públicos municipais monitorados”, completa.

De acordo com o comandante da GMA, a capacitação iniciou em junho e ocorreu de segunda à sexta-feira, no período das 7 às 13 horas. “Neste período, na parte da manhã, estivemos em falta com a população, mas por um grande motivo. Além da empresa contratada, tivemos instrutores convidados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, entre outros. Peço que não esqueçam da gente, pois faça chuva faça sol nossos guardas velam pela população de Apucarana”, frisa Edinei.

Segundo o major Edwayne Arduin, diretor-presidente da Padrão Consultoria e Treinamento em Segurança, os 29 guardas municipais receberam capacitação em diversas áreas, como direitos humanos, relações com a comunidade, relações e condições de trabalho, ética, cidadania, estudo da violência, educação física, defesa pessoal, técnicas e táticas operacionais, noções de trânsito, patrulhamento escolar e polícia comunitária. “Toda tecnologia não tem eficácia sem o elemento humano devidamente capacitado e preparado. Fiquei surpreso com o nível de comprometimento e com a avidez pelo conhecimento demonstrados pelos guardas municipais de Apucarana”, assinala o major Edwayne Arduin.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: