Apucarana

Apucarana atinge 30% da meta de vacinação da gripe

Compartilhe no WhatsApp

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) divulgou hoje (26) o balanço dos 10 primeiros dias da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, iniciada no dia 17. Apucarana já atingiu 30% da meta de imunizar 37.492 pessoas.

“Fechamos os 10 primeiros dias com cerca de 12 mil pessoas vacinadas e os idosos mais uma vez são responsáveis pela maior índice de cobertura, de 32%”, informa o coordenador do setor de epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Luciano Pereira da Silva.

O resultado parcial, no entanto, confirma uma tendência negativa que vem se mantendo nas últimas edições da campanha. As crianças e as gestantes continuam com os menores índices de cobertura. Até o momento só foram alcançados 11% (826) da meta de imunizar 2706 crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, e 18% (243) do número total de 1353 gestantes.

Na campanha de 2016, por exemplo, o grupo prioritário das gestantes, fechou com apenas 64.9% da meta. O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, observa que as gestantes ficam mais suscetíveis a infecções, como gripes e resfriados, devido a um mecanismo do organismo que baixa ligeiramente as defesas imunológicas para não haver rejeição ao feto. A criança menor de cinco anos, acrescenta Kaneta, tem na vacinação como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave.

A vacinação contra gripe segue até 26 de maio e as doses contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B estarão disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacina, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas. Os grupos prioritários desta 19ª Campanha Nacional Contra Gripe são: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos (11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais e professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior).

O coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, informa que das 28 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana, apenas 6 não oferecem a vacina contra gripe. São as UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênia, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS Rodrigo Yoshi Tramontil, da Vila Apucaraninha; UBS Joice Dias Piza, do Recanto do Lago; e UBS Calil João Miguel, Núcleo Habitacional Castelo Branco.

O objetivo do ministério é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe, ou seja, 10% a mais que nos anos anteriores. A meta de vacinação em 2017 aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: