Drª Juliana C Soares

Ansiedade X Saúde

Compartilhe no WhatsApp

A ansiedade ou aquele nervosismo frequente que gera inúmeras sensações estranhas, como vazio no estômago, coração batendo rápido, aperto no peito, medo… pode prejudicar e muito a conquista e/ou manutenção de hábitos saudáveis. Como nos dias de hoje é quase impossível deixar de sentir ansiedade, é preciso aprender a lidar com ela e assim minimizar suas consequências. Vejamos como melhorar estes sintomas alimentares:

Troque a dieta por uma orientação nutricional personalizada, equilibrada e saborosa; “fazer dieta” é uma grande fonte de ansiedade!

Não tente abreviar o processo pulando refeições ou jejuando para ter resultados rápidos. Além de não adiantar nada na balança, a ansiedade só aumenta e chance de atacar guloseimas depois é bem grande.

Para reduzir a ansiedade diante de situações novas e imprevistas, planeje as refeições, incluindo aí os horários e tenha sempre algo prático e saudável por perto.

Aceite a fome tranquilamente, como uma sensação saudável que será satisfeita com a refeição planejada. Saboreie os alimentos, pausando entre as garfadas, mastigue bem, preste atenção na sensação de saciedade. Se ao final da refeição a fome ainda estiver presente, coma um pouco mais; caso contrário, pare!!! Coma porque tem fome e não porque há comida disponível.

Cuidado com “alimentos proibidos”, eles geram muita ansiedade e representam uma tentação; depois geram culpa e sensação de que tudo foi por água abaixo. Segredo: não tranque a boca, mas abra-a com responsabilidade.

Pior que sair do planejamento alimentar é ACHAR que saiu. A culpa e a sensação de fracasso causam uma baita ansiedade, que pode levar à maior ingestão.

Aceite os “furos”, encare-os com serenidade. Errou? Corrige! Falhas ocorrem e devem ser encaradas como boas oportunidades para aprendizagem.

Inclua prazer no estilo de vida! É preciso ter prazer com a comida, uma refeição ruim e monótona leva ao desânimo. Mas só pra lembrar: prazer não é quantidade e sim qualidade! Faça uma atividade física prazerosa e não uma simples malhação por obrigação. Desvie o foco da alimentação, aprimore outros aspectos da vida como estreitar amizades, ir ao cinema ou dançar…

Não espere resolver todos os problemas com uma silhueta mais fina, o desapontamento pode ser grande! E do contrário, o único problema que a comida resolve é a fome, os demais precisam de outras alternativas.

Cuidado com os falsos padrões de beleza, a busca de um falso objetivo gera angústia. Não existe beleza sem saúde… desenvolva uma identidade estética e deixe a autenticidade tomar conta!

Desenvolva a autoestima, se não a ansiedade e a insatisfação se farão presentes.

Cuidado com a neura na balança. Checar o peso a toda hora pode gerar grande frustração. A flutuação de peso, mal interpretada (olhar só para o peso, sem saber o que acontece nos compartimentos corporais – água, gordura, músculo), pode realmente ser angustiante.

Viva o dia de hoje, ontem já foi e amanhã ainda não veio. Valorize o que faz, não dê importância demasiada ao que não fez ou deveria ser feito!

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: