Apucarana

Amuvi aprova por unanimidade mudança de estatuto

Compartilhe no WhatsApp

Objetivo é modernizar a entidade, para viabilizara criação de consórcios e parcerias público-privadas.

Reunidos no início da noite de ontem, na Câmara Municipal de Jandaia do Sul, prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) aprovaram por unanimidade a autorização para uma atualização do estatuto da entidade. O estatuto da Amuvi completou, junto com a entidade, quarenta e nove anos de existência, no mês de julho deste ano.

Conforme ponderou o prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto Preto, são indispensáveis ajustes e atualizações, para que a associação adote um perfil idêntico ao de outras entidades similares, tais como a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), sediada em Cascavel, e da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), sediado em Maringá. “Isso se torna necessário para que a Amuvi possa criar consórcios, firmar parcerias com empresas públicas e privadas e também para que possa se habilitar a receber recursos governamentais”, justificou Beto Preto.

Com este novo perfil, conforme explicou o presidente da Amuvi, a entidade poderá também criar departamentos e otimizar a sua atuação. “Poderemos dispor de assessoria técnica, com engenheiros para produzir projetos, e dispor de profissionais para monitoramento do Sistema de Convênios do Governo federal (Siconv), contribuindo principalmente com os municípios de menor porte”, anunciou o prefeito. O diretor executivo da Amuvi, Ednei Mansano, informou que já existem tratativas, intermediadas pelo deputado federal Sérgio Souza (MDB), no sentido de que a entidade firme uma parceria com a Itaipú Binacional. “Isso já acontece em relação aos municípios lindeiros do lago da hidrelétrica e com uma adequação do nossos estatuto também será possível em relação ao Vale do Ivaí”, revelou.

O tema foi discutido e votado na presença dos prefeitos de Apucarana, Beto Preto; Mauá da Serra, Wichtoff; Rio Bom, Ene Benedito Gonçalves; São Pedro do Ivaí, José Izalberti; Cambira, Emerson Toledo; Faxinal, Ylson Cantagalo; Borrazópolis, Adilson “Didi” Luchetti; Ariranha do Ivaí, Augusto Cicato; Novo Itacolomi, Moacir Andreola; Bom Sucesso, Raimundinho Almeida Junior; Kaloré, Washington Luiz da Silva; Jandaia do Sul, Ditão Púpio; Marumbi, Adhemar Rejani; Rio Branco do Ivaí, Gerônico Rosa; e de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda; além dos vice-prefeitos de Ivaiporã, Ilsinho Donizete Gagliano e de Cruzmaltina, Cícero Vieira.

Durante a discussão do tema, o presidente da Amuvi, Beto Preto, propôs a criação de uma comissão de prefeitos para tratar das alterações no estatuto. A comissão será composta pelos prefeitos de Jandaia do Sul, Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Ariranha do Ivaí e Bom Sucesso. Após a conclusão da proposta do novo estatuto, os prefeitos deverão submeter o projeto à aprovação das câmaras municipais.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: