Colunistas Drª Juliana C Soares

7 dicas para manter a dieta no inverno

Compartilhe no WhatsApp

Você tem dificuldades de manter o peso ou emagrecer durante o inverno? Eu Juliana Soares darei dicas para você não detonar sua dieta no frio!

O frio chegou e com ele a vontade de ficar debaixo do edredom, curtindo um filme e…comendo chocolate? A diminuição na prática de exercícios físicos combinada ao aumento da ingestão calórica pode colocar a perder todo seu esforço para emagrecer. Veja dicas de nutricionistas para não fugir da dieta durante o inverno:

1 – Cuidado com as sopas

Substituir a salada do jantar por uma sopa é uma ótima alternativa para aquecer o corpo de forma light: Desde que contenha os alimentos adequados, a sopa é uma boa alternativa. Ela pode virar uma bomba calórica, que você vai comer rápido e sem perceber, se escolher ingredientes errados. Fuja de caldo verde com batata inglesa, bacon e minestrone, composta por macarrão com feijão. Uma sopa balanceada deve possuir uma porção de proteína ou gordura boa, como amêndoas, semente de girassol ou de linhaça. Entre os legumes, os mais recomendados são abobrinha, berinjela, chuchu, alho poró, couve-flor, brócolis, abóbora e carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata doce ou baroa.  Se você optar pelos carboidratos, combine com legumes de sabor neutro, como couve-flor e chuchu, para diminuir o teor de calorias do prato.

2 – Fondue? Só com truque!

Desde que faça trocas inteligentes, você pode se dar ao luxo de jantar um belo fondue ou queijos e vinhos durante o inverno. Tente fugir do fondue de queijo. No caso do fondue de carne, opte por grelhar os pedaços em uma frigideira antes de colocar na panela. Assim ela permanece menos tempo mergulhada no óleo quente, absorvendo menos gordura e diminuindo o valor calórico. Como acompanhamento, escolha molhos que não contenham maionese ou creme de leite. Para o fondue de chocolate, prepare-o com consistência mais rala, à base de chocolate amargo e abuse das frutas como acompanhamento..

3 – Invista nos termogênicos

Os alimentos termogênicos têm o poder de elevar a temperatura corporal, promovendo alto gasto energético ao serem processados, ajudando na perda de peso. Para conseguir este efeito, você pode consumir em até quatro xícaras de chá verde por dia, acrescentar gengibre ralado ou picado no leite, iogurte e saladas ou polvilhar canela em frutas assadas ou quentes, vitaminas, leite e iogurte. O café também é considerado termogênico e você deve consumir de três a quatro xícaras por dia para não exagerar na ingestão de cafeína. A pimenta vermelha pode ser usada em um preparado especial, colocando-a em um vidro de azeite junto com gengibre. Deixe curtir por três dias e use em saladas e carnes. O vinagre de maçã também pode ser usado para temperar saladas.

4 -Troque a cerveja pelo vinho

O clima frio é mais favorável ao consumo de vinho. É verdade que a cerveja é menos calórica mas, provavelmente, você não conseguirá consumir apenas duas latinhas. O vinho tinto ainda faz bem para a saúde do coração, condição essencial para manter o ritmo na academia. Ele possui polifenóis, componentes naturais encontrados na casca e na semente da uva, que possuem importante ação antibiótica, efeito antioxidante e ainda reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o chamado colesterol bom (HDL), ajudando a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias. A recomendação diária de consumo é de ate duas taças para homens e até uma taça para mulheres.

5 – Diminua o intervalo entre as refeições

Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, o frio favorece a perda de peso, já que o corpo precisa gastar mais calorias para se manter aquecido. Por outro lado, como o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal, ficamos com a sensação de fome mais cedo. Uma dica é diminuir o intervalo entre as refeições para duas horas e meia, em vez de três. Procure consumir alimentos pouco calóricos em porções pequenas e fracionadas.

6 – Adoce o dia com poucas calorias

Bateu aquela vontade de comer um docinho? Fuja do chocolate! Frutas quentes ou assadas são ótimas opções. Opte por maçã, banana, pêssego ou abacaxi. Você ainda pode polvilhar canela sobre elas, que possui propriedades termogênicas. A especiaria ainda ajuda a atrasar o esvaziamento gástrico, colaborando para evitar a fome ao longo do dia, prevenindo picos de ansiedade e a consequente vontade de comer mais doce.

7 – Aqueça o corpo com chás

A melhor forma de aquecer o corpo sem acrescentar calorias é beber um chá. Recomendo o consumo de chá verde, cavalinha, hibisco, dente de leão com hortelã, anis, limão siciliano e gengibre, que ajuda a disfarçar o gosto amargo. Uma dica para o preparo correto do chá é não deixar a água ferver. Quando começar a levantar fervura você deve desligar o fogo e deixar as ervas em infusão de 5 a 10 minutos.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: